Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

Cada cabeça é um mundo

Já dizia Raul Seixas na música Todo mundo explica antes mesmo de eu nascer:

” Cada cabeça é um mundo Gismundo
Antes de ler o livro que o guru lhe deu
Você tem que escrever o seu”

Escolhi esse trecho de música não apenas porque gosto muito de Raul mas, também porque ela expressa pra mim muito bem a ideia de valorizar o que você acredita, as experiências escritas no seu ‘livro de vida’, antes de aceitar qualquer teoria pronta. Sendo assim quando eu ler o livro do Guru eu o lerei apartir das minhas vivências e poderei dizer se ele serve ou não pra mim.

Pensei  nesse trecho da música depois que fui questionada quanto à escolha da esquizoanálise ao invés da psicanálise para começar meu estágio, onde argumentaram que eu precisaria primeiro ter experiência de clínica psicanalítica para depois propor uma crítica.(Crítica? Eu so tava pensando em outro tipo de intervenção, não em criticar, exterminar, tocar o terror…)

Além disso entendo que uma escolha dessas diz respeito não só as tuas preferências teóricas, profissionais mas principalmente enquanto pessoa.E tem que se perguntar mesmo: Que tipo de profissional eu quero ser? Com quem eu me identifico mais? O que eu gosto de ler?

Claro na hora fiquei um pouco abalada bah fui pega de surpresa mas isso foi muito construtivo no sentido de que apartir dai também comecei a me questionar e preparar para as próximas perguntas:

Tá e aí o que é que eu vou fazer? Como trabalhar com a esquizoanálise na clínica?

Disso surgiram alguns direcionamentos que pretendo ter, como sempre manter uma postura crítica me perguntando sempre os porquês por mais óbvios que pareçam ser. Ser coerente com o que eu digo, com minha proposta e com minha prática, entender o meu usuário da forma mais integral possível, buscando saber não só a historicidade dele mas quem é ele, por quais espaços circula, etc. Bom provavelmente essa minha lista irá aumentar ao longo do percursso.

E segue o baile…

Toca Raul!!!

 

Cada cabeça é um mundo Gismundo
Antes de ler o livro que o guru lhe deu
Você tem que escrever o seuCada cabeça é um mundo Gismundo
Antes de ler o livro que o guru lhe deu
Você tem que escrever o seu
Anúncios

1 comentário

  1. Douglas

    Daí Thati! Tuas preocupações são inerentes de quem mantém viva a capacidade de pensar, diferenciando-se de muitos que utilizam as leituras da graduação para justamente estancar o pensamento, com respostas prontas para cada situação.

    E o que aconteceu dpois desse último post.
    Abraço

    Douglas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: