Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

Potencializar a vida do sujeitos

Lembro dos dias da escolha de linha teórica quando eu perguntava para o meu futuro supervisor: _Tá mas eu vou aprender a dizer quando um paciente é neurótico, quando tem tal e tal transtorno na esquizoanálise?Eu vou aprender a fazer essa parte também? Lembro também da resposta que ele deu dizendo que até poderia saber, mas e o que eu ia fazer com esse diagnóstico? Fiquei pensando…

Hoje lembrei disso quando ouvia uma fala no projeto Ítaca quando os palestrantes falavam em Aumentar as potências de vida do sujeito e da importância de não entender a saúde como falta de doença.

Ai comecei a entender um pouco o que ele me falava então estou eu lá atendendo um paciente, entendo que ele tem um diagnóstico de transtorno depressivo, muito bem e ai? A pessoa tem esse diagnóstico e faço eu o que com ele? Eu sei tudo o que ele tem no sentido da falta esta que completa o diagnóstico dele e o coloca no lugar de sujeito ‘doente’.

E o que potencializa ele, as coisas que são importantes para ele viver bem? Eu sei?

Se eu entendê-lo apenas como sujeito ‘doente’, sujeito de falta nunca vou enxergar outras possibilidades dele viver bem além de tratar apenas essa ‘doença’. E assim vou anular inúmeras possibilidades de ver essa pessoa e de que ela mesma se perceba.

É esse o olhar que pretendo ter na clínica, o olhar para o que tem além dos sintomas, dos problemas do  paciente, um olhar principalmente nas possibilidades, no que podemos construir, resgatar que seja importante pra ele viver melhor.

1 comentário

  1. jorge bichuetti

    Thatiane, a falta só paralisa; cuidar é desbravar o horizonte das potências ocultas e que quando emrgem dão vida e vitalizam a caminhada.Abraços, Jorge Bichuetti

Deixe um comentário

