Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

Deixá-los escolher os seus próprios rótulos

Achei esse vídeo no blog Psicológica e resolvi postar aqui, gostei bastante!

Ele me fez lembrar de algumas coisas que já escrevi no blog,quanto ao caráter definitivo que um diagnóstico pode causar na vida de um sujeito, despontecializando uma série de coisas. É bem provável que uma criança diagnosticada com TDAH, por exemplo, acabará sentindo o peso desse ‘rótulo’  em algum moment da sua vida, seja quanto ao seu comportamento em sala de aula, onde não se esperará muito além do que o diagnóstico lhe permite, em relação ao aprendizado ou muitas vezes numa tendência a justificar tudo como sintoma, sem contar que isso poderá lhe acompanhar pelo resto da vida.

Lembro de uma pessoa próxima, diagnosticada como tendo transtorno bipolar, dizendo que depois que descobriu já não sabia mais o que era dela e o que era sintoma, quando estava feliz ou triste não sabia o quanto isso era verdadeiro.  Lembro do modo como ela colocava-se apenas como ‘Bipolar’ não parecia mais se reconhecer como mãe, como esposa, como amiga.

Claro que há uma necessidade de se fazer um diagnóstico principalmente quando é preciso o uso de medicamentos, mas penso que falar para uma pessoa que ela tem determinado diagnóstico/rótulo pode fechar muitas possibilidades. Percebo também o quanto é preciso um trabalho para desmistificar tanto pra pessoa quanto pra família o que esse diagnóstico significa. E de ajudá-los a perceber quantas outras coisas ela é, e pode ser.  E esse na minha opinião deve ser uma das principais intervenções do psicólogo.

Perceber o que esse sujeito É, e Pode Ser além do seu diagnóstico?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: