Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

A ansiedade que movimenta

Manhã de sexta-feira e lá estava eu no ônibus, voltando do penúltimo encontro do Projeto Ítaca. percebi que ao meu lado estavam três estudantes de medicina, e fiz algo que pra mim é inevitável: Prestar atenção à conversa alheia. Os três conversavam sobre a experiência de um deles a ter que costurar (não sei se existe um termo técnico pra isso) um paciente pela primeira vez, a descrição do rapaz é que me chamou atenção quando falava sobre estar muito ansioso pra fazer isso e tremer muito na hora. Contou aos colegas que a pior parte era dar o nó final que não conseguia até que conseguiu. Os outros dois ouviam e perguntavam empolgados, dizendo que não viam a hora de participar de uma cirugia.

Fiquei pensando no movimento do estudante que primeiro demonstra uma ansiedade mas não é uma ansiedade que o paralisa mas sim que o movimenta a fazer, a saber fazer aquilo que até então desconhecia e desse movimento surge uma série de outros e o quanto essa ansiedade, esse interesse por saber fazer faz o movimento. Apesar do meu desconforto em ouvir assuntos sobre sangue, dor, cirurgias, etc. Esse foi um que valeu a pena!

Deixe um comentário

