Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

A espreita analítica

Acho que a principal angústia de quem inicia o estágio em clínica é: “O que eu vou fazer quando eu estiver sozinho com o paciente? “Eu pelo menos fiquei apavorada! Nossa quando fechei a porta sentei na poltrona olhei pra pessoa, pensei ai e agora Thatiane? Depois disso eu falei em excesso como já contei no post anterior, teve momentos que perguntei coisas bobas,e outros que fiz caras bobas (isso acho que não precisava). Tentava não transformar aquilo em uma conversa de comadre, sentar com postura (coisa extremamente difícil pra mim) sem contar nas olhadas discretas para o relógio. E lá se foram 50 minutos.

Pertinho de atender novamente, ainda tenho a mesma angústia do primeiro atendimento, levei isso pra supervisão, óbvio! Pensei um pouquinho sobre, relutei em pensar mais um pouco, e o Douglas me re-indicou uma leitura muito light.  Um capítulo da dissertação do Rafael Adaime, até já falei sobre ela no blog.

No capítulo indicado ele faz uma analogia utilizando um trecho da história do Don Juan e castañeda onde da pra pensar sobre o primeiro atendimento, começa falando que é preciso aprender a caçar, o primeiro dos ensinamentos era aprender a espreitar a caça, era preciso construir os dispositivos, saber o que fazem, onde dormem, o lugar, o modo e o tempo que dormem, como caminham, a ideia é conhecer a rotina da caça. Nisso pensamos nesse movimento inicial que realmente é uma “espreita analítica”, de conhecer aquele indivíduo, saber as suas rotinas, os seus gostos, construir dispositivos, lançar iscas, ir puxando mais e mais detalhes, etc. para depois partir para o segundo movimento.

Deixe um comentário

