Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

Traçando…

Estava pensando nessa ideia da espreita analítica, foi um termo surgido na supervisão de ontem onde eu e o Douglas falávamos sobre analogia da caçada com o momento em que estamos conhecendo o paciente.

Isso me fez lembrar de um dispositivo, é me atrevo a chamar assim, que criei para visualizar e entender melhor algumas coisas que os pacientes me trazem, vou descrêve-lo um pouquinho:

Com o meu primeiro atendimento resolvi seguir a ideia que tenho a respeito de cartografia e sendo a clinica esquizoanalitica um campo muito novo pra mim onde eu não vi nenhum profissional atuar (apenas li relatos), defini neste atendimento como meu primeiro passo mapear, organizar em forma de teia como prefiro chamar as informações que este paciente me trouxe. Fiz de uma forma bem objetiva colocando o sujeito ao centro de uma folha A4 e fui traçando flechas que ele me indicou como sendo os espaços, e o contexto em que está inserido, ou por qual circulou num dado momento. Pretendo ao longo dos atendimentos ir aumentando essas linhas, ligando elas de acordo com o que ele trouxer. Pareceu uma maneira muito esclarecedora de perceber alguns movimentos com o primeiro caso pude visualizar melhor a relação da escola que na visão do sujeito é geradora de preconceito e exclusão e é a mesma que o manda aos 8 anos para um serviço que atende uma demanda de transtornos mentais graves em função de uma suspeita de déficit de atenção. Poder visualizar isso pode ser esclarecedor de algumas coisas que passam batidas por nós. (09/04/11)”. 

Essa ideia da teia, do mapeamento dessas informações neste momento me parece muito como uma tática de espreita, onde eu vou mapeando os espaços por onde esse sujeito circula, o contexto, as relações, etc.

To gostando disso!!!

Deixe um comentário

