Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

Entrevista de desligamento

O estágio na Coca-Cola tem me proporcionado o contato e aprendizado de algumas coisas bem interessantes, uma dessas coisas, que percebi hoje a importância, é a Entrevista de Desligamento, que tem como objetivo colher o máximo de informações e/ou impressões que ele leva da empresa, problemas percebidos, sentimentos assim contribuindo para o processo de melhoria da empresa, além disso, tem a função de dar apoio ao ex-colaborador, e isso eu acho o mais importante.

A demissão geralmente é um momento muito difícil, principalmente quando se faz um investimento muito grande no emprego ou se cria grandes expectativas. Lembro de acompanhar minha mãe em seus empregos e do quanto ela se dedicava ao máximo, procurava sempre ser muito responsável, ética e correta, apesar disso lembro de algumas vezes que ela foi demitida, uma devido à falência da empresa, outra por ser cargo de confiança e em função de troca de partido não poder continuar e a última quando ficou muito doente e foi demitida muito, mas muito injustamente. Ao lembrar desses fatos me sinto ainda muito triste, principalmente por causa da última e percebo que a pior coisa foi ninguém ter perguntado a ela como se sentia, nem dado nenhum tipo de escuta, simplesmente uma carta de demissão.

Talvez a escuta desse ex-colaborador, o fato de ele perceber que alguém quer saber como está se sentindo e ele poder falar é algo que dá alguma vazão pra esses sentimentos, mesmo a demissão sendo inevitável ele ainda é cuidado de alguma forma pela empresa. Provavelmente não é este o olhar que a empresa tem dessa entrevista, mas acredito que é um olhar que o psicólogo organizacional deve ter.

 

Anúncios

2 Comentários

  1. Douglas

    Thati, escrever sobre esse tema tem a ver com nova esperiência de estágio, com tua experiência vendo tua mãe, mas hoje, com uma situação que viveste na pele. Acho aqui um lugar interessante de pensar sobre… qdo conseguires…

    Abração
    Douglas

  2. Aii Douglas realmente esse post tem relação com os últimos acontecimentos…o blog tem se tornado um espaço importante onde consigo dar vazão a algumas coisas inclusive as que causam sofrimento. E daleee terapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: