Multiplasingularidade

Um espaço singular e coletivo sobre o que é meu e que também diz respeito aos outros. Onde irei compartilhar os passos nessa trajetória que estou experienciando.

Meu avô e as árvores

Hoje pensei muito em meu avô materno que, infelizmente já faleceu.

Ah que saudade vô Ruben, saudade de suas histórias, perguntas de como estavam as aulas e ensinamentos de todos os tipos.

Lembro do dia em que eu não queria comer e ele me contou a história do menino que não queria comer e foi carregado pelo vento e me mostrava o céu e dizia tá vendo o gurizinho, tá vendo? Até hoje eu vejo em minha memória a imagem do menino de roupa toda vermelha, como a minha, o qual imaginei. As caçadas de vaga-lumes pelos campos, as histórias de lobisomem e mais tarde a de como conheceu a vó e de seus namoros e bailes. Como é rica de histórias, de intensidades uma vida, acho que todos daríamos um livro principalmente meu avô.

Umas das coisas que pensava hoje era sobre um costume que o vô tinha de quando tava triste, preocupado ou quando queria apenas pensar, saia caminhar em direção a um mato fechado que tinha próximo da casa e ficava lá, dizia que preferia contar seus segredos para uma árvore, ou “alve” como ele chamava, do que para um padre em confissão.

Hoje eu estava pensando sobre isso, contar os segredos a uma árvore o que poderia esperar em troca? Ou por qual razão fazia isso? Provavelmente o falar para ele já era algo que dava alívio, não sei se precisava ouvir ou se lhe bastava falar. Nunca poderei ter as respostas dele mas, me questiono. Será que meu vô falaria para um psicólogo? E que função teria este profissional para ele?

Sei que talvez minha adoração por árvores e natureza tenha relação com isso, e meu interesse por segredos, por descobrir essas histórias, potências da vida e ser também uma árvore, firme, forte para receber os segredos, mas ainda preciso saber o que fazer com eles. Gerar frutos, talvez??

Deixe um comentário

